:30: Exames de imagem podem estimar tempo de recuperação de lesões e retorno ao esporte

Gravidade das lesões é diagnosticada pelos exames de imagem

Os métodos de diagnóstico por imagem como a ressonância magnética e a ultra-sonografia, são excelentes para complementar a avaliação de lesões esportivas, especialmente as lesões musculares.

A realização destes exames nos casos de lesão é um consenso em se tratando de atletas profissionais, a exemplo do futebol.

As lesões musculares podem ter apresentações muito variáveis. Pode haver desde uma contatura muscular até uma ruptura completa de um determinado músculo. Além disso, varia muito o músculo acometido e a extensão da lesão, tanto no eixo longitudinal, como no eixo tranversal e o volume do hematoma associado. Deve-se considerar também variações individuais dos atletas (constituição, preparo físico, idade, etc).

No esporte competitivo, seja ele amador ou profissional, é fundamental que o médico do atleta possa diagnosticar de forma o mais precisa possível o grau da lesão muscular de seu paciente. Isso por dois motivos: para deteminar o tratamento mais adequado, e para estimar o tempo de retorno ao esporte daquele atleta, visto que essa informação é importante para a logística do clube ou equipe (escalação por parte do técnico, presença ou não do atleta numa convocação, viagens para determinadas competições, etc).

Lesões musculares mais leves e estiramentos podem tirar um atleta de atividade de sete a dez dias. Rupturas musculares parciais podem levar a um período de recuperação de até 21 dias. E rupturas completas (menos frequentes que as rupturas parciais, mesmo no esporte de alto rendimento) podem ter um tempo ainda maior de recuperação ou requerer tratamento cirúrgico.

É muito importante ressaltar que mesmo na medicina esportiva avançada que temos no Brasil, ainda há muita dificuldade em estimar com mais certeza o prazo de recuperação da lesão muscular. Isso se deve à grande variação de fatores acima descritos além de outros, como idade do atleta, posição em que joga, sensação individual de dor, área transversa e comprimento longitudinal da lesão, variações individuais no que se refere à resposta ao tratamento e capacidade de recuperação.

Assim, os métodos de diagnóstico por imagem são peças importantes para a avaliação inicial e controle das lesões musculares e podem estimar o tempo de retorno ao esporte.

Dr. Milton Miszputen

 





 
Radiologia do Esporte - Designed by blue media studios©2007