:01: A corrida 2007 está nos seus últimos quilômetros. Como você cruzará a reta de chegada?

 
por José Rubens D'Elia, preparador psicofísico convidado

Estamos num momento chave da corrida de 2007. Já percorremos grande parte do percurso e agora faltam aqueles quilômetros decisivos, que exigem o esforço extra, para que cruzemos a reta de chegada com a performance planejada e esperada.

Como você está na corrida da vida pessoal e profissional?

Feliz com o desempenho, forma física e o fôlego necessário para estar entre os vitoriosos ou com a energia em declínio, sem entusiasmo, conformando-se em chegar, no pelotão ou onde der?

Você sabe que, independentemente da área em que estiver se visualizando (pessoal ou profissional), nossas lições de terapia esportiva, de nutrição interna, de se colocar em primeiro lugar são a grande ferramenta para estar entre os primeiros na importante linha de chegada.

Associar o ano de 2007 a uma corrida é um símbolo muito apropriado.

Este é o momento de rever os objetivos traçados, como profissional-atleta e avaliar se no caminho já percorrido a sua performance correspondeu às suas expectativas.

Ainda dá tempo de revê-los e fazer algumas correções de rota, para que a chegada a 2008 tenha a marca do sucesso e, principalmente, da sua capacidade de conquistar objetivos.

Você sabia que “aprender com a estratégia dos atletas”, para conseguir a energia extra e motivação necessárias, para conquistar o pódio da vida, é hoje uma das recomendações feitas por vários consultores?

Fico muito feliz em constatar que essa filosofia tornou-se hoje massa crítica e que faz parte das regras de ouro, para vencer no mundo corporativo e na vida pessoal.

Como essa é também a minha missão, quero relembrar os nossos artigos e orientações, para você rever o seu combustível interno e avaliar o que precisa para terminar este ano, de forma especial.

Lógico que nem sempre é possível tornar realidade todos os objetivos traçados, porque há mudanças e fatos novos que exigem adaptações. O mais importante não é concretizar tudo, mas ter mantido o foco no que é importante para você, para a sua felicidade e sucesso.

Este é o momento de fazer as últimas correções. Rever como se cuidou, como está a saúde física, emocional e espiritual, que serão decisivas na reta final.

Agora fará muita diferença o investimento feito em atividade física, na alimentação, no bem-estar e qualidade de vida. É na dificuldade do percurso final que os grandes atletas se destacam, porque encontram força e eco na preparação interna.

Se você se sensibilizou com alguma de nossas matérias dessa coluna e se colocou como prioridade na agenda, você está, com certeza, entre aqueles que comemorarão com entusiasmo a chegada em 2008.

Se você deixou para depois do carnaval, da copa do mundo, das eleições e agora para depois do segundo turno, não se culpe, mas tome uma atitude.

Sempre é possível recomeçar, se a escolha for de “não adiar mais” participar da corrida da vida, com a qualidade que você merece.

Aproveite a 2ª. quinzena de novembro e o mês de dezembro e avalie o que é possível fazer bem nesse período. Reveja a lista de objetivos feita no início do ano e coloque a sua atenção no mais importante. Resista à tentação de adiar tudo de novo para o ano que vem, para depois das férias, etc, etc.

A atitude de procrastinar causa um sentimento de frustração e baixa auto-estima.

Você merece celebrar este ano de bem com você e com a vida.

Reabasteça-se agora, reavive o campeão e escolha cruzar a reta de chegada como vencedor. Você pode. Acredite!

por José Rubens D'Elia
Preparador psicofísico, Fábrica de Campeões
Texto publicado na revista Running BR


Radiologia do Esporte - Designed by blue media studios©2007