:2: Ressonância magnética do joelho nas lesões nos esportes

Com o aumento dos praticantes de esportes e de atividades físicas em geral, têm aumentado o número de atletas que apresentam algum tipo de lesão músculo-esquelética, especialmente no joelho.

No nosso meio, há muita prática de futebol, voleibol, basquetebol, além do grande número de corredores de rua, caminhantes, frequentadores de academias de ginástica, triatletas, etc.

Muitas das dores apresentadas por esses atletas, profissionais ou amadores, podem não representar algo de mais sério, e muitas vezes são decorrentes de algum tipo de fadiga ou dor própria pelo esporte. Entretanto, em um grande número de casos, é necessária a procura por um serviço médico especializado para um adequado diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

A articulação do joelho, a maior do corpo, é local de vários tipos de lesões específicas do esporte. Elas podem ocorrer nas estruturas ósseas, cartilagem, meniscos, musculatura peri-articular, ligamentos e tendões.

Na maioria dos casos, o ortopedista especializado em medicina esportiva vai precisar de exames de imagem para auxiliar no diagnóstico definitivo da lesão do atleta. Radiografias são frequentemente solicitadas ao paciente e em alguns casos, algum tipo de exame mais especializado é necessário.

Um dos destaques atuais da medicina esportiva é o uso da ressonância magnética para o diagnóstico das lesões nos esportes que ocorrem no joelho. A ressonância é o método de diagnóstico que tem a melhor definição de imagem em toda a radiologia. Supera a ultra-sonografia por ser mais completo e ao abranger e demonstrar com clareza estruturas como meniscos, ligamentos, cartilagem e tendões. A ultra-sonografia tem seu papel ao poder diagnosticar lesões de partes moles situadas mais superficialmente no joelho. Assim, a ressonância magnética é uma excelente opção diagnóstica, principalmente após a realização de radiografias e de ultra-sonografia. Saiba onde fazer sua ressonância magnética do joelho

Hoje em dia não se pode falar em medicina esportiva sem falar de ressonância magnética, especialmente no diagnóstico das lesões do joelho. A técnica é cada vez mais mencionada na imprensa quando o assunto é de lesões em jogadores profissionais de futebol, mas atletas amadores e recreacionais têm o mesmo acesso a essa tecnologia. O atleta lesionado poderá se beneficiar da qualidade das imagens por ressonância magnética na medida em que seu médico terá condições de fazer um diagnóstico mais precoce e mais preciso. Assim, o atleta obterá um tratamento dirigido especificamente ao seu problema, podendo retornar às suas atividades físicas mais cedo.

Em determinados centros médicos, aparelhos mais modernos de ressonância magnética realizam exames de joelho em pouco mais de quinze minutos, um tempo extremamente rápido e confortável para o paciente. Ainda, alguns aparelhos têm túneis mais amplos (largos) e mais curtos, evitando qualquer desconforto em pacientes claustrofóbicos. Para exames de joelho, tornozelo, bacia, coluna lombar e dos membros inferiores em geral, o paciente permanece com a cabeça confortavelmente fora do magneto.

Saiba onde fazer sua ressonância magnética do joelho

Dr. Milton Miszputen

 





 
Radiologia do Esporte - Designed by blue media studios©2007